Acessibilidade

A atuação da Subcomissão de Acessibilidade propõe trazer o foco para a superação das barreiras propondo práticas de acesso que sejam acolhedoras das nossas múltiplas corporalidades. Visamos a expansão dos padrões corponormativos e a diversificação das interações, contemplando diferentes formas de estar no mundo e de aprender.

Promovemos a acessibilidade a partir de três perspectivas: (i) o uso de recursos normativos tais como Libras, legendagem e audiodescrição profissional, para superar as barreiras tecnológicas e comunicacionais; (ii) o fomento de uma cultura do acesso em ambientes acadêmicos, investindo na convocação de mudanças de atitude e de comportamento por todas as pessoas; (iii) a aposta em uma perspectiva estética daacessibilidade, que desenvolve estratégias poéticas de acesso que nascem junto com as obras ou com os materiais a serem disponibilizados para todas e todos.

Nossa expectativa é de que o encontro com as diferenças das deficiências promova a ampliação e a diversificação das formas de interagir, comunicar, perceber, tocar e se deslocar em ambientes virtuais ou presenciais.

Clique na imagem para os slides de acessibilidade em ambientes digitais

Clique na imagem abaixo para acessar os slides produzidos pela Subcomissão de Acessibilidade

Clique aqui para acessar a contracartilha de acessibilidade em aquivo Word (acessível para leitores de tela)