Cinque Terre

Sobre a UnB e ICS

Sobre a Universidade de Brasília

Inaugurada em abril de 1962, a Universidade de Brasília foi fundada pelo antropólogo Darcy Ribeiro, seu primeiro reitor. A história da UnB se confunde com a história de Brasília, capital e centro do poder político do país.

A Universidade foi concebida praticamente ao mesmo tempo em que a cidade modernista foi construída. A concepção moderna dos edifícios e amplos espaços do campus Darcy Ribeiro segue a mesma orientação modernista do projeto arquitetônico original de Brasília, cidade planejada e construída no meio do Planalto Central brasileiro, em 1960.

Entre 1964 e 1977, durante o governo militar, a UnB foi invadida pela polícia e por tropas militares mais de uma vez e em 1965 pelo menos 223 professores foram demitidos em consequência da repressão.

Com a redemocratização, a UnB se destacou por ser pioneira na conquista de direitos sociais e cidadania, realizou a primeira eleição direta para reitor em 1984, foi uma das primeiras a instituir o sistema de cotas raciais, em 2004.

Em 2005 deu início ao Plano de Expansão da UnB, com a construção de três novos campi no Distrito Federal, o campus de Planaltina (FUP), de Ceilândia (FCE) e do Gama (FGA). Com o objetivo de descentralizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Darcy Ribeiro localizado no Plano Piloto, em direção às áreas limítrofes do Distrito Federal.

A expansão da UnB procurou acompanhar o imenso crescimento demográfico do Distrito Federal, contemplando as demandas acadêmicas das diferentes cidades integrantes da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno-RIDE.

A Universidade de Brasília tem hoje mais de 40 mil alunos de Graduação e Pós-Graduação frequentando em torno de 251 cursos e é reconhecida como uma instituição de vanguarda. Neste ano, a UnB ingressou, pela primeira vez, no ranking mundial Golden Age Universities, que classifica as melhores universidades jovens, criadas entre os anos de 1945 e 1966. A classificação é uma iniciativa da organização britânica Times Higher Education (THE), e a UnB aparece na faixa das 151-200 entre as melhores universidades.

Sobre o Local – ICS/UnB

A secretaria da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) está atualmente localizada no Instituto de Ciências Sociais- ICS da Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro, Plano Piloto, Asa Norte.

O prédio do ICS abriga os Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais - Antropologia e Sociologia. As Ciências Sociais fazem parte da UnB desde o ano de 1962, com a criação do Instituto de Ciências Humanas, dirigido pelo antropólogo Eduardo Galvão.

O Departamento de Ciências Sociais passou a existir formalmente em 1969, há mais de quatro décadas. Desde 1970, o núcleo duro das Ciências Sociais na UnB esteve localizado no mezanino central do Instituto Central de Ciências (ICC norte), mais conhecido como minhocão. Em 1983 e 1986, a Sociologia e a Antropologia, respectivamente, constituíram-se em departamentos próprios dentro do Instituto de Ciências Humanas.

Em 2 de abril de 1996, o Instituto de Ciências Sociais foi criado, composto pelo Departamento de Antropologia, pelo Departamento de Sociologia e pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas e o Caribe. Em 2017 o CEPPAC foi também transformado em Departamento, hoje denominado Departamento de Estudos Latino-Americanos - ELA.

No ano de 2014, o ICS ganhou um prédio novo próximo à Colina, área residencial de professores, técnicos administrativos e estudantes da UnB. Este novo prédio comporta amplo espaço e estrutura, com auditório, salas de reuniões, salas dos professores, salas de aula da Pós-Graduação, laboratórios de pesquisa, secretarias das revistas acadêmicas (Anuário Antropológico e Sociedade e Estado) e as respectivas secretarias acadêmicas dos cursos.