MC 02. A Plataforma Lattes e suas interconexões com o Sucupira: as adequações possíveis e os desafios frente a nova ficha de avaliação

Coordenador(es):
Priscila Tavares dos Santos (PPGA/UFF)
Tatiana Arnaud Coutinho Cipiniuk (Universidade Federal Fluminens)

Ministrantes:
Sessão 1 - O Currículo Lattes e os desafios para seu correto preenchimento
Priscila Tavares dos Santos (PPGA/UFF)
Sessão 2 - O “novo” sistema de avaliação da Capes
Tatiana Arnaud Coutinho Cipiniuk (Universidade Federal Fluminens)
Sessão 3 - O cenário dos PPGs em Antropologia no país
Priscila Tavares dos Santos (PPGA/UFF)

 

Este minicurso tem como objetivo apresentar as ferramentas de registro da produção acadêmica e profissional de docentes e discentes na Plataforma Lattes/CNPq, bem como apontar alguns problemas gerados pela adoção de categorias de produção com recortes distintos entre esta Plataforma e a Sucupira; além de problematizar a funcionalidade dessas plataformas e a geração de relatórios de erro criados a partir da importação de dados do Lattes. Desde 1999, o Currículo Lattes vem sendo o principal veículo de registro da trajetória acadêmica e da integração a grupos e projetos de pesquisa institucionais. A adesão a este sistema é elemento indispensável aos processos de análise de mérito e competência por instituições de fomento à pesquisa no país. Criado em 1998, o Relatório Sucupira é o documento emitido anualmente pelos PPGs como parte das ações de avaliação com impacto no reconhecimento de cursos e de fomento. Frente as recentes mudanças e a pouca integração entre as plataformas, este minicurso busca evidenciar as “novas” regras do jogo e chamar atenção para a nova lógica de produção de conhecimento imposta pelo Estado. O minicurso será oferecido em duas sessões: na primeira delas propomos apresentar as funcionalidades dos menus do Lattes; e na segunda sessão discutiremos os novos critérios de avaliação implementados pela Capes para a área de Antropologia.