OF 07. Reconstrução das Coleções Etnológicas do Museu Nacional

Coordenador(es):
João Pacheco de Oliveira Filho (Museu Nacional/UFRJ)
Tonico Benites (Prof. Tonico PPGSOF/ UFRR)

Ministrantes:
Sessão 1: 
João Pacheco de Oliveira Filho (Museu Nacional/UFRJ)
Sessão 2: 
Renata Curcio Valente (MUSEU NACIONAL UFRJ)
Sessão 3: 
Tonico Benites (Prof. Tonico PPGSOF/ UFRR)

Objetivo: A oficina tem como finalidade promover um debate amplo no âmbito da RBA sobre as estratégias de reconstrução das coleções etnológicas do Museu Nacional, cujo acervo do século XIX e XX era uma fonte importante para a memória sobre os povos indígenas e o patrimônio cultural brasileiro, foi em grande parte destruído pelo incêndio de 2018. Tal projeto de reconstrução envolve profundamente os povos e organizações indígenas, em parcerias antigas (como o Museu Maguta dos Ticunas e o Museu Antropológico da UFG) e em muitas outras novas, contando com a adesão e o envolvimento de um conjunto de universidades, grupos de pesquisa e museus (no Brasil e no exterior). Considerando a centralidade de pesquisadores indígenas no colecionamento e curadoria das coleções etnológicas, a intenção da oficina é avançar no estabelecimento de formas concretas para essas colaborações, aprofundando dessa forma o debate sobre os modos de articulação entre os museus e o protagonismo indígena. Um outro foco de atenção será a discussão sobre coleções digitais, reunindo antropólogos, arqueólogos, historiadores, curadores e museólogos. Metodologia: A oficina terá uma dinâmica de três sessões: uma dedicada a apresentação das activitys e resultados alcançados no projeto de reconstrução em curso; a segunda as formas de continuar de implementar o protagonismo indígena na formação de coleções; e a terceira sessão, focalizando a temática da formação e uso de coleções digitais.

Resumos submetidos
Colecionamento indígena
Autoria: Tonico Benites (UFRR - Universidade Federal de Roraima)
Autoria: O pesquisador indígena pretende apresentar sua experiência de colecionamento de artefatos rituais realizado entre famílias de Guarani-Kaiowá que habitam terras indígenas resultantes de processos de retomada. A partir da coleção formada, "Tekoha em Retomada (“roike jevy”), serão discutidas atividades de coleta, documentação e registro, bem como as recomendações sobre as formas de conservação, uso e curadoria indígenas. O processo social e político de retomada (“roike jevy”) é objeto de sua tese e marca profundamente sua relação, como coletor, com os produtores das peças. Pretende-se ainda estimular o diálogo com outras iniciativas indígenas de formação de coleções etnográficas em outros povos e regiões do país, bem como a discussão de procedimentos e estratégias a serem seguidas. Estabelecimento de planejamentos e debate geral.
Desafios das coleções digitais
Autoria: Renata Curcio Valente (MUSEU NACIONAL)
Autoria: A proposta do work é de apresentar o processo de construção das parcerias internacionais com museus e colecionadores nacionais e estrangeiros para compartilhamento de coleções etnológicas digitais de povos indígenas no Brasil. A iniciativa envolveu não somente a definição de procedimentos técnicos e jurídicos, mas o desenvolvimento de dinâmicas institucionais para articulação de parcerias formais, com a construção de confiança, ampliação da rede e estabelecimento de uma agenda comum. A produção de conhecimento e a elaboração de projetos conjuntos e compartilhados com os povos e organizações indígenas a partir de pesquisas com coleções digitais são alguns dos desafios que se apresentam e que nos mobilizam nestas reflexões.
Reconstrução das Coleções Etnológicas do MN
Autoria: João Pacheco de Oliveira Filho (MN)
Autoria: A oficina irá apresentar as linhas de atuação do projeto em curso de reconstrução das coleções etnográficas do Museu Nacional e indicar os desafios para a sua execução, bem como refletir sobre as perspectivas novas que poderá trazer. Com a participação da equipe do Setor de Etnografia e Etnologia do Museu Nacional (SEE/MN) prentende-se descrever os resultados já atingidos com o resgate de remanescentes da coleção antiga, a constituição de um repositório digital, o início da formação de novas coleções, a incorporação de coleções digitais, o lançamento de livros sobre a memória de algumas das antigas coleções do Museu Nacional e a apresentação de uma exposição virtual com uma coleção etnográfica que escapou ao incêndio".