MR 001. A Antropologia Urbana de Gilberto Velho e sua influência para as Ciências Sociais contemporâneas

Coordenador(es):
Sílvia Monnerat Barbosa (FGV CPDOC)

Participantes:
Raphael Bispo dos Santos (PPGCSO/ UFJF)
Oswaldo Zampiroli Cerqueira (UFRJ)
Julia O'Donnell (UFRJ)
Debatedor/a:
Isis Ribeiro Martins (UFRJ)

Tendo como base a trajetória intelectual do antropólogo Gilberto Velho (1945-2012) e tomando como foco central a influência de seu trabalho na construção do campo da Antropologia Urbana no Brasil, esta mesa tem como objetivo refletir sobre as principais contribuições e desdobramentos da obra deste autor para os debates antropológicos atuais. As discussões propostas nessa mesa buscam: enfatizar a atualidade de sua obra; realizar uma homenagem póstuma ao autor; analisar o legado deixado por ele para as Ciências Sociais e apontar novos caminhos analíticos que se articulem à teoria gilbertiana. As apresentações da mesa versam sobre: os arquivos pessoais de Velho recentemente depositados no CPDOC FGV; os desdobramentos de seu estudo sobre o “comportamento desviante” a partir da leitura de sua tese de doutorado e sobre a contribuição conceitual de Gilberto Velho para as Ciências Sociais.

Resumos submetidos
45 anos de "Nobres e Anjos": as urbanas sensibilidades na obra de Gilberto Velho
Autoria: Oswaldo Zampiroli Cerqueira (UFRJ), Raphael Bispo dos Santos (PPGCSO/ UFJF)
Autoria:

“Nobres e Anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia” foi a tese de doutoramento de Gilberto Velho (1945-2012) defendida em 1975 na Universidade de São Paulo (USP), mas publicada com pequenas alterações apenas no ano de 1998. Neste sentido, essa comunicação busca refletir sobre a maneira pela qual o campo plural da antropologia urbana tem se constituído na prática e teoricamente entre nós, considerando a obra de Gilberto Velho como referência central para a afirmação de um modo específico e original de estudo das cidades – o que nomearemos aqui de antropologia de urbanas sensibilidades. Apostamos, com isso, na pertinência e potência criativa tanto de Nobres e Anjos quanto das ideias de Gilberto Velho para os grandes debates da atualidade.

Conceitos para uma antropologia das sociedades complexas: a atualidade da obra de Gilberto Velho
Autoria: Julia O'Donnell (UFRJ)
Autoria:

A comunicação abordará um aspecto bastante conhecido mas pouco debatido da obra de Gilberto Velho: sua contribuição teorica ao campo da antropologia das sociedades complexas. Para isso, serão abordados os três principais conceitos desenvolvidos pelo autor, a saber, "campo de possibilidades", "projeto" e "metamorfose". Desenvolvidos em diferentes momentos da trajetória de Gilberto Velho, esses conceitos o acompanharam até os seus últimos escritos, constituindo um sólido corpus teorico a partir do entrecruzamento de diferentes autores e escolas de pensamento. O objetivo da comunicação é retomar a centralidade desses conceitos na obra do autor, argumentando que eles são fundamentais à sua renovada atualidade em diferentes campos da antropologia e das ciências sociais, de modo mais amplo.