Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

MR017. Festa e festivalização no urbano contemporâneo: cultura popular, patrimônio imaterial e performance.

Esta mesa busca visa refletir sobre questões relativas às dinâmicas contemporâneas das festas populares e da festivalização que ao longo dos últimos anos vêm sendo reunidas em torno de categorias como patrimônio imaterial, performance e consumo cultural.

Trata-se, portanto, de um debate que encontra sua raiz em estudos antropológicos clássicos e que se desdobra em pesquisas comparativas que visam estabelecer conexões entre Portugal e o Brasil.
No caso brasileiro, os estudos vão desde as pesquisas sobre folclore, até os estudos que tomam o carnaval como festa paradigmática, passando por trabalhos que giram em torno dos ciclos religiosos, como as folias de Santos Reis, os ternos de congadas, as festas juninas e as narrativas desenvolvidas em torno da morte e ressurreição do boi, entre outras.
Por outro lado, temos a contribuição intelectual lusitana, com forte ênfase sobre as narrativas voltadas para a construção de um modelo de identidade nacional, a partir do universo formado pelas tradições populares rurais e, mais contemporaneamente, para a intensa cultura festiva urbana, salvaguardando saberes e ressignificando legados, agora convertidos em performances globalizadas (exemplo das listas da UNESCO).
Sem descuidar do arcabouço bibliográfico que encobre a variedade temática dessas duas expressões culturais, os integrantes desta mesa têm em comum o fato de, num diálogo com suas respectivas perspectivas analíticas, levantar novas questões acerca da festividade contemporânea.

Ulisses Neves Rafael (Universidade Federal de Sergipe)
(Coordenador)
Luciana Chianca (UFPB)
(Participante)
Ordep José Trindade Serra (UFBA)
(Participante)
Jorge Costa de Freitas Branco (ISCTE Instituto Universitário de Lisboa)
(Participante)