Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

OF05. Por meio do fazer: correspondências entre modos de produção de conhecimento em antropologia, arquitetura, artes e design

A oficina se referencia em recente debate sobre a prática da antropologia que termina por aproximar seus modos de produção de conhecimento daqueles associados às artes, à arquitetura e ao design: seja propondo assumir o processo de projeto (design) como modelo ou metáfora para o fazer antropológico (Rabinow, Marcus 2008), seja através da expressão “drawing things together” (Latour 2008), ou de noções como “Graphic Anthropology” (Ingold 2011, 2013), “anthropology by means of design” (Ingold 2013) e “Design Anthropology” (Gunn, Donovan 2012; Gunn, Otto, Smith 2013;
Halse 2008). Em meio ao debate, tem interesse processos de pesquisa em que o fazer (Ingold 2013) se destaca como modo de conhecer e pensar, implicando em experiências práticas viabilizadas seja por técnicas de observação, engajamento e descrição, ou por exercícios de imaginação coletiva, correspondência (Ingold 2013) e colaboração entre pesquisadores, materiais e processos. Aqui se pretende reunir experiências empíricas que explorem a produção de conhecimento antropológico através do fazer por meio de outras atividades. São bem-vindos pesquisadores de variadas áreas e antropólogos envolvidos em formas de pesquisa e produção de conhecimento não convencionais, ou em projetos transdisciplinares, colaborativos, experimentais. As apresentações podem ser acompanhadas ou se dar por meio de breves oficinas, performance, dança, desenho, intervenção, projeção, vídeo, exposição visual, táctil, etc.

Coordenador(es): Raquel Gomes Noronha (Universidade Federal do Maranhão), Zoy Anastassakis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e Aina Guimarães Azevedo (University of Aberdeen)
Ministrantes:
Raquel Gomes Noronha (Universidade Federal do Maranhão), Zoy Anastassakis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e Aina Guimarães Azevedo (University of Aberdeen)
SESSÃO 1
Raquel Gomes Noronha (Universidade Federal do Maranhão), Zoy Anastassakis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ) e Aina Guimarães Azevedo (University of Aberdeen)
SESSÃO 2