Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

MC04. Antropologia em pesquisas na universidade e na escola pública: educação e ensino de Ciências Sociais

A proposta do minicurso é apresentar experiências que envolvam a relação entre a antropologia e a educação, enfatizando o potencial que o encontro desses dois campos de conhecimento e práticas oferece para uma transformação dos seus respectivos contextos sociais e epistemológicos. Apresenta-se uma antropologia da educação com vocação para exotizar, desestabilizar e oferecer novas bases para as políticas e práticas escolares, mas que, simultaneamente, também se reeduque, ou seja, uma antropologia da educação que vislumbre, como parte de seu horizonte disciplinar, uma educação da antropologia derivada da singularidade de suas práticas de pesquisa. Trata-se de conceber de forma simétrica o vínculo entre antropologia e educação, colhendo desta relação bidirecional a potência para pensar antropologicamente novas concepções e práticas em educação e pedagogicamente novas concepções e práticas na antropologia. Desta forma, com base em experiências desenvolvidas na Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e/ou na Faculdade de Educação (FACED/UFC), será explorado o itinerário e o impacto da “Didática Antropológica” na formação do professor e do pesquisador, em experimentação na FACED desde 2012 (1ª sessão); dados antropológicos sobre as práticas docentes realizadas na disciplina de Sociologia numa escola de ensino médio em Fortaleza/CE (2ª sessão); além da crítica dos riscos e potenciais ético-metodológicos de pesquisas antropológicas da universidade (3ª sessão).

Coordenador(es): Isaac Nazareno Paiva de Medeiros (Secretaria da Educação do Ceará) e Bernadete de Lourdes Ramos (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
Ministrantes:
Yuri de Nóbrega Sales (Universidade Federal do Ceará) - SESSÃO 1
José Anchieta Souza Filho (Secretaria da Educação do Ceará) - SESSÃO 2
Herlon Alves Bezerra (Instituto Federal do Sertão Pernambucano) - SESSÃO 3