Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

SE10. Políticas de formação e produção de conhecimento: cenários e desafios para antropologia e educação

Os últimos anos trouxeram importantes transformações no campo de formação de antropólogos no Brasil e desafios para a produção de conhecimento na área e seu diálogo com políticas educacionais. Entre outras transformações, destacam-se: o número de programas de pós-graduação na área dobrou na última década, com impacto correspondente sobre o número de teses e dissertações; houve ampliação e consolidação de redes no Brasil e no exterior, bem como no escopo de pesquisas e temas de interesse; as políticas de financiamento em pesquisa, expandidas em boa parte da última década, passam agora por severas restrições; a formação em antropologia ganhou novos espaços em cursos de graduação. O simpósio busca analisar este cenário por meio de duas sessões: 1) O campo de formação e pesquisa em antropologia; 2) Educação, escola e diversidade: uma olhar antropológico. Na primeira, busca-se uma análise preliminar dos dados produzidos em pesquisa da ABA sobre formação, pesquisa e inserção profissional no campo da antropologia nos últimos dez anos. Na segunda, tematiza-se a contribuição da antropologia para uma abordagem crítica das práticas educacionais e da produção de conhecimentos no universo escolar, com foco no reconhecimento e valorização de especificidades culturais e nos conflitos daí decorrentes. No momento em que o país discute a elaboração de uma Base Nacional Comum curricular, busca-se refletir sobre a produção etnográfica na área e sua articulação com um importante campo de estudos.

Daniel Schroeter Simião (Universidade de Brasília)
(Coordenador)

Sessão 1

Bela Feldman (UNICAMP)
(Participante)
Russell Parry Scott (Universidade Federal de Pernambuco)
(Participante)
Marko Synésio Alves Monteiro (UNICAMP)
(Debatedor)
Wilson Trajano Filho (Universidade de Brasilia)
(Debatedor)
Daniel Schroeter Simião (Universidade de Brasília)
(Participante)

Sessão 2

Ana Paula Mendes de Miranda (Universidade Federal Fluminense)
(Participante)
Amurabi Pereira de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina)
(Participante)
Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
(Participante)
Neusa Maria Mendes de Gusmão (UNICAMP)
(Debatedor)