Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

SE09. Políticas da Antropologia: as perspectivas das associações de Antropologia diante de um cenário de crises globais / Politics and Policies of Anthropology: Anthropological Association perspectives towards a scenario

O WCAA foi criado em 2004, em evento imediatamente anterior à XXIV RBA. Vivíamos então uma conjuntura internacional de grande otimismo quanto à possibilidade de construção de um mundo mais equânime. A WCAA, e a interlocução que muito depois surgiria com a IUAES, colocou-se como fórum coetâneo a essas perspectivas, e de crescente importância para as associações nacionais de antropologia em seus diversos feitios e matizes.

As sucessivas crises financeiras internacionais, desde ao menos 2008, bem como os cenários de crise política (e em casos como o brasileiro atual, também moral) em que os governos nacionais de muitos países, por exemplo, da América Latina, nos colocaram diante de um mundo muito menos favorável àquele de 14 anos atrás. Diante de tais quadros, como nossas modalidades de associativismo, (nacionais, internacionais, globais), com suas singularidades e enraizamentos diferenciados nos cenários sociais em que estão inseridos, têm enfrentado tais questões e problemas à reflexão científica, à atuação pública, e à intervenção social? Quais nossas metas e singularidades? Quais nossas agendas específicas? Quais, se existem, são nossas agendas comuns? O que mais poderíamos fazer além de organizarmos eventos em congressos, em notas públicas diante de situações de crise cuja eficácia vem se se mostrando crescentemente importante?
Esperamos que dessas apresentações possamos produzir uma publicação em futuro próximo.

Antonio Carlos de Souza Lima (MUSEU NACIONAL - UFRJ)
(Coordenador)

Sessão 1

Ruben George Oliven (UFRGS)
(Participante)
Chandana Mathur (.)
(Participante)
Junji Koizumi (.)
(Participante)
Geir Thomas Hylland Eriksen (.)
(Participante)
Alisse Waterston (Presidente da American Anthropological Association – AAA)
(Participante)

Sessão 2

Miriam Pillar Grossi (Universidade Federal de Santa Catarina)
(Participante)
Cristina Oehmichen (Presidente Asociación Latinoamericana de Antropología e Colégio de Etnólogos e Antropólogos Sociais do México)
(Participante)
Gonzalo Díaz Crovetto (DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA/UCT/CHILE)
(Participante)
Lía Mercedes Ferrero (Colegio de Graduados en Antropología de la Rep Arg)
(Participante)
Lydia Nina de Souza Gumiel (ASOCIACIÓN URUGUAYA ANTROPOLOGÍA SOCIAL)
(Participante)

Sessão 3

Antonio Carlos de Souza Lima (MUSEU NACIONAL - UFRJ)
(Participante)
Gustavo Lins Ribeiro (Universidade de Brasília)
(Participante)
Carmen Silvia Rial (UFSC)
(Participante)
Cristiana Lage David Bastos (Instituto de Ciencias Sociais - Universidade de Lisboa)
(Participante)