Anais da 30aRBA
ISBN n° 978-85-87942-42-5

XIRE DOS ORIXÁS

Trata-se de um belíssimo trabalho, decorrente de pesquisa desenvolvida por L’Hosana Tavares (IFPI) sobre roupas de santo, como marcador da identidade das religiões de matrizes africanas. Através da exposição, composta por 20 bonecos paramentados com roupas dos Orixás cultuados no Brasil, ela apresenta o corpo e a indumentária como valioso instrumento para a desconstrução de preconceitos e de intolerâncias em relação aos cultos religiosos e rituais afro-brasileiros.

TER ÁGUA

Exposição realizada por Armelle  Giglio-Jacquemot e Tadeu Giglio durante a pesquisa sobre os usos e representações da água em Recife. Trata-se de uma exposição fotoetnográfica, concebida em 07 totems autoportantes, que aborda os usos da água em Recife.
Ela é o resultado da pesquisa franco-brasileira desenvolvida entre os anos 2012-2015 com a participação de vários atores e agências científicas dos dois países, França (Agencia nacional da pesquisa (ANR)/ varias universidades e centros de pesquisa) e Brasil (USP/FAPESP, UFPE/ FACEPE).